Quer montar seu próprio escritório de advocacia? Inicie com um plano e negócios. Esse documento explica seu nicho, a estratégia, as perspectivas de lucro e serve para revisar objetivamente o empreendimento e obter insights para melhorias.
Advogados empreendedores precisam de um plano de negócios
Se você é um advogado empreendedor, o plano de negócios ajuda você a criar uma visão geral do seu escritório de advocacia e a tornar suas ideias mais concretas. O plano de negócios ajuda você a manter o foco e priorizar seus objetivos. Ele permite que você crie uma visão geral e navegue em direção ao objetivo e pode – assim como para o empreendedor – ser crucial para conseguir levantar capital e investidores.
No seu plano de negócios, você precisará descrever tópicos como recursos, serviço, nicho de atuação, marketing, organização prática e operação, desenvolvimento, orçamentos e financiamento. Entretanto, não considere o plano de negócios como o plano final. Em vez disso, perceba-o como um documento “vivo”, a partir da qual você obtém uma visão geral da situação e da qual pode navegar para além.
Na verdade, não existe um modelo específico para o plano de negócios, mas existem alguns itens que costumam fazer parte deste documento que ajudam a gerir e compreender melhor a ideia do empreendimento.
Abordagem para o plano de negócios do escritório de advocacia
De modo geral, uma das primeiras perguntas a serem feitas na hora de elaborar um plano de negócios para um escritório de advocacia é o portfólio de serviços a serem oferecidos aos clientes. Quando um setor é competitivo, a melhor abordagem geralmente é se especializar em um nicho de mercado.
Apesar da desvantagem de ter menos clientes potenciais, a especialização oferece várias vantagens:
- A empresa é reconhecida como especialista na área.
- Os clientes confiam mais nos especialistas do que nos generalistas.
- Há menos concorrência direta.
- Ao repetir as mesmas ações, a empresa é mais eficiente.
- Processos e procedimentos são otimizados.
Portanto, os itens mudarão dependendo do formato, mas para um escritório jurídico consistem principalmente nos seguintes conteúdos:
- Resumo executivo
- Nicho de mercado
- Estudo de mercado
- Informações do mercado e a concorrência
- Estratégias de marketing
- Plano de financiamento
Vamos dar uma olhada no conteúdo a ser incluído em cada item.
1. Resumo Executivo
Como o próprio nome indica, é um resumo que abrange todas as informações contidas em seu plano. Existem dados que são essenciais nesta etapa, como: razão social, tipo de empresa e atividade, localização ou endereço, conceito do escritório jurídico e vantagens competitivas. Também a visão e missão da empresa, objetivos ou metas, estratégias propostas em princípio para atingir as metas, a organização ou estrutura da equipe de trabalho para que seu escritório jurídico seja operacional.
2. Nicho de atuação
O que você oferece? Em quais questões jurídicas você se concentra? Que qualificações e experiência você traz para satisfazer os desejos dos clientes? Por qual remuneração você oferece seus serviços para que eles correspondam tanto à concorrência quanto à clientela e, ao mesmo tempo, cubram seus custos operacionais?
3. Estudo de mercado
Na estrutura de um plano de negócios, este elemento é importante para que o conceito e as estratégias propostas sejam oferecidas da melhor forma possível dentro da categoria ou especialização para a qual seu escritório está se encaminhando. Aqui você também anotará as empresas concorrentes e fará um estudo das vantagens e desvantagens que elas apresentam, bem como uma comparação com seu projeto para que você possa aproveitar ao máximo seus pontos fortes e vantagens competitivas.
4. Custos de criação e administração
Quando você abre um escritório de advocacia, há custos iniciais na instalação e, posteriormente, custos contínuos e fixos. Como será o financiamento do seu escritório de advocacia? Essa seção da estrutura de um plano de negócios especifica a quantidade de recursos que precisam ser investidos no caso de financiamentos e acordos externos. Além disso, são explicadas as estratégias contempladas para que os investimentos gerem lucros e especificados os itens em que serão gastos.
5. Marketing e Aquisição
Quem são seus clientes e como alcançá-los? Com base nessas considerações, você deve determinar como e por quais canais deseja tornar seu escritório de advocacia conhecido e como conquistar novos clientes. Ter seu próprio site agora faz parte do equipamento básico, mas uma entrada em motores de busca especiais e diretórios de negócios também pode ser útil.
Conclusão
Estabelecer seu próprio escritório de advocacia é um grande passo que precisa ser cuidadosamente considerado. Mas com um planejamento minucioso, você pode realizar seu grande sonho de trabalhar por conta própria e traças os pontos principais que vão ajudá-lo em seu futuro empreendedor.