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Dicas para seu escritório jurídico

Advogado empreendedor – dicas para o seu escritório jurídico

Neste artigo, destacamos algumas dicas úteis sobre como gerenciar seu escritório de advocacia em 2022 e garantir estabilidade e eficiência.

Como gerenciar seu escritório jurídico com um olhar empreendedor?

Vivemos uma era competitiva, no qual todas as empresas precisam do apoio de serviços jurídicos, e é por isso que escritórios de advocacia e advogados estão intensamente ocupados, com enormes cargas de trabalho. Ao mesmo tempo, os advogados são obrigados a lidar com muitas demandas financeiras, administrativas, éticas e estratégicas para manter seu escritório de advocacia funcionando de forma eficaz e estável.

Neste cenário, os escritórios de advocacia e advogados não têm a capacidade de gerenciar e conduzir suas tarefas e rotinas de forma eficiente sem a ajuda de ferramentas digitais e tecnologia jurídica. Mas sabemos também que superar os desafios do dia a dia não depende somente de tecnologia, mas também ter estratégias e um plano para gerenciar o trabalho.

Neste artigo, apresentamos 5 dicas que vão ajudá-lo a ampliar as perspectivas de administrar o seu escritório jurídico como uma empresa. Acompanhe e boa leitura!

1- Foque na governança corporativa

Os escritórios de advocacia também são empresas. Eles também precisam de uma governança corporativa que leve em consideração as características estruturais dos escritórios de advocacia. Essas peculiaridades se baseiam no fato de que os sócios jurídicos de um escritório reúnem na sua pessoa funções distintas, de outra forma estritamente separadas: os sócios podem ser proprietários, gerentes e “trabalhadores”.

Portanto, para administrar seu escritório de advocacia como uma empresa é preciso desenvolver uma visão otimista aos associados e a todos os membros da equipe. Para isso, é preciso ter uma visão clara do escritório antes de realizar qualquer ação para que possam obter resultados positivos. Em vista disso, é muito importante saber como estruturar seu escritório de advocacia internamente para que funcione. Via de regra, a governança corporativa é entendida como o escopo para a gestão e monitoramento das empresas e necessária para tornar as regulamentações mais claras e alinhadas dentre os diferentes interesses dos grupos representados e uma corporação jurídica.

Com suas diversas diretrizes, a governança corporativa pretende contribuir para uma série de melhorias nas empresas e na sua gestão, como:

  • Tratamento responsável de riscos;
  • Estabelecer procedimentos transparentes;
  • Garantir a funcionalidade da gestão;
  • Alinhar as decisões de gestão com a criação de valor a longo prazo;
  • Tornar a comunicação corporativa transparente;
  • Proteja os interesses das muitas partes interessadas diferentes;
  • Contribuir para uma melhor colaboração entre gestão e supervisão.

2- Cuide da Gestão Financeira

Primeiro, trabalhe com um orçamento fixo e faça previsões de receita para a prática jurídica como um todo ou áreas específicas para manter um bom controle sobre os números da receita total ou uma ideia das receitas por setor.

Para resumir, aqui está a lista dos principais KPIs financeiros que você precisa levar em consideração:

  • Receita faturada mensalmente
  • Valor da dívida do escritório de advocacia, como linhas de crédito, cartões de crédito, etc.)
  • Contas a receber
  • Custos anuais esperados
  • Lucro líquido

3- Tenha um plano de marketing eficaz

O marketing é um indicador significativo de qualquer escritório de advocacia de sucesso. Como você pode conseguir mais clientes se eles não sabem que você está lá e o que seu escritório de advocacia oferece? Portanto, o gerenciamento eficaz da prática jurídica deve ter uma estratégia de marketing que fará seu escritório de advocacia crescer ou, pelo menos, manterá seu nível de lucratividade. Ou seja, um plano de marketing bem equilibrado garante uma presença na web e nas redes sociais. A saber, cada vez mais pessoas usam a Internet ou o Google para procurar um advogado. Lembrando que 70% -80% de todos os usuários não vão além da primeira página do Google.

4- Mantenha a equipe motivada e use métricas para avaliar o desempenho

Em qualquer empresa de serviços profissionais, a equipe é um de seus ativos mais valiosos. Os funcionários quando motivados têm maior probabilidade de se engajar na missão e nos objetivos de sua empresa e mais probabilidade de ser muito mais produtivos [até 22% em alguns casos, de acordo com a Harvard Business Review].

Além disso, utilize metas para avaliar o desempenho de sua equipe. Aliás, se você não pode medir, não pode melhorar. Implemente KPIs relevantes em todas as principais funções e equipes de negócios, como horas faturáveis, mas também número de negócios fechados, casos ganhos, número de reclamações, entre outras.

5. Otimize suas operações

Os processos são implementados para otimizar o trabalho das pessoas e eliminar a necessidade de reinventar a roda sempre que trabalham. A tecnologia ajuda as pessoas a trabalhar mais rápido, melhor e com menos custos. Ao automatizar o trabalho enfadonho e repetitivo, você libera o tempo das pessoas para um trabalho mais criativo ou estratégico. Por fim, utilizar a tecnologia de forma eficiente é essencial para otimizar as operações de negócios e criar um modelo de negócios eficaz que deixa você com tempo para as outras prioridades da vida.


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