BLOG

Por que a tecnologia jurídica transforma?

O que é ou se entende por tecnologia jurídica? Quais são as soluções disponíveis? Quais são os benefícios? Levantamos aqui alguns dos pontos mais recorrentes! Confira!

Tecnologia jurídica e transformação digital

Em primeiro lugar, quando falamos em tecnologia jurídica não estamos falando de forma simplista em ferramentas digitais. Como já ressaltamos em artigos anteriores, implementar sistemas não é o suficiente para obter as vantagens relacionadas ao uso de novas tecnologias. A transformação digital em um escritório de advocacia, na verdade, significa adaptar sua organização às novas ferramentas disponibilizadas pela inovação tecnológica, tendo em vista o objetivo que se pretende perseguir.

Somente, desta forma, é possível gerenciar os processos de execução do trabalho intelectual com vistas à otimização de tempo e recursos, bem como monitoramento de custos. Portanto, o verdadeiro desafio que os profissionais do direito, assim como profissionais de outras áreas enfrentam hoje, não é tanto um desafio tecnológico, mas cultural. Aprender a usar essas novas ferramentas, entender como funcionam e ser capaz de integrá-las ao trabalho diário é o passo principal que todos são chamados a dar.

Isso significa que o uso da tecnologia jurídica é depende do quanto os escritórios e departamentos de advocacia e suas equipes são capazes de se adaptar às tendências e usá-las em seu benefício e também em novas maneiras de atender e prestar serviços aos seus clientes que também estão cada vez mais experientes em relação às oportunidades digitais.

O que se entende por tecnologia jurídica?

Existe uma definição real de tecnologia Jurídica? Podemos dizer que por tecnologia jurídica, em sentido estrito, entendemos todas aquelas tecnologias que podem agilizar e tornar mais produtiva a atividade dos:

  • juristas;
  • juízes;
  • advogados;
  • assessores jurídicos.

E, por conseguinte, transforma:

  • o funcionamento do escritório de advocacia;
  • o sistema de justiça;
  • o quotidiano das pessoas, empresas e administrações públicas.

De fato, a figura do advogado que trabalha com caneta e papel está cada vez mais dando lugar a profissionais inovadores e escritórios jurídicos e empresas onde as operações mais repetitivas são confiadas aos algoritmos e tecnologias baseadas na automação, IA e blockchain.

Podemos observar que a tecnologia jurídica pode estar presente em todos os elementos que compõem o trabalho jurídico:

  • gerencial
  • documental
  • administrativa
  • decisória.

Por outro lado, o que se imagina também não é um cenário de ficção científica, mas simplesmente a perspectiva atual em muitos casos que se abre perante os modernos escritórios de advocacia que pretendem não perder oportunidades frente à pressão de novas regulamentações que cada vez mais empurram para a aplicação de tecnologias de informação avançadas.

Mas quais são as ferramentas de tecnologia jurídica indispensáveis?

Podemos dizer que a tecnologia jurídica indispensável é aquela necessária a garantir um bom grau de conectividade com o próprio escritório e, portanto, garantir que os colaboradores estejam em rede e possam se comunicar entre si. Assim como, trabalhar com os aplicativos necessários, incluindo softwares de produção de documentos, bancos de dados válidos capazes de se interconectar com outros de igual complexidade.

As equipes também podem utilizar programas de gestão que tenham por objeto não só a organização de um escritório de advocacia, mas também a condução e execução de determinados procedimentos judiciais. Como sabemos, existem plataformas para encontrar o advogado mais competente ou o mais barato. Existe o aplicativo que em poucos minutos elabora um contrato completo com cláusulas sob medida para cada situação.

Existe softwares que podem calcular com antecedência o prazo, o custo e a probabilidade de um processo judicial. Depois, há o mundo dos chatbots, mensagens automatizadas escritas em linguagem natural, para fornecer informações recorrentes aos clientes. Sem dúvidas, todos esses itens de alguma maneira retomam a importância de o porquê do uso da tecnologia jurídica, conforme vamos explorar a seguir.

Então… por que a tecnologia Jurídica?

Em tese, a tecnologia jurídica visa facilitar a atividade do advogado racionalizando os procedimentos e reduzindo custos e tempos de execução. As novas ferramentas e, principalmente, essa nova visão muda completamente o papel do digital, principalmente na busca da eficiência de operações repetitivas e de menor valor agregado.

Por tudo isso, representam um conjunto de oportunidades de mudança, para reduzir tempos, custos e recursos físicos necessários, e também:

  • introdução de novos serviços;
  • modificação da natureza e características dos serviços existentes;
  • mudança no fluxo das atividades operacionais;
  • introdução de novos métodos de prestação de serviços e relacionamento com os usuários;
  • melhoria da qualidade dos próprios serviços.

Analisando os itens citados acima, temos 5 motivos para se adaptar às novas tecnologias:

1. Eficiência

Os escritórios de advocacia que usam a tecnologia de forma bem-sucedida entendem seus fluxos de trabalho e sistemas e alavancam a tecnologia do escritório de advocacia para melhorar sua qualidade, eficiência e experiência do cliente. Eles usam tecnologia legal não apenas porque é conveniente, mas porque sabem que a tecnologia legal melhora seu trabalho.

2. Automatizar tarefas

Existem diferentes pacotes de software disponíveis para escritórios de advocacia que automatizam diversas áreas do negócio. Desde a criação de documentos, organização e gerenciamento de tarefas podem ser automatizados e ajudar a reduzir o tempo que os advogados gastam com eles. Além de liberar tempo, também pode reduzir o custo que um escritório de advocacia pagaria se contratasse um assistente ou gerente de escritório para realizar essas tarefas administrativas.

3. Melhor experiência do cliente

A satisfação do cliente deve ser uma prioridade para os advogados atualmente, e a tecnologia jurídica pode tornar isso mais fácil. Um software especializado de email marketing, por exemplo, ajuda os advogados a entrar em contato com seus clientes rapidamente e mantê-los engajados. Um recurso de chat ao vivo no site também pode ajudar a aumentar a satisfação do cliente e traduzir os visitantes do site em clientes. Assim como documentos jurídicos e contratos criados, entregues e assinados rapidamente com segurança e sem erros eleva a qualidade dos serviços prestados.

4. Colaboração e produtividade

Uma ferramenta de tecnologia inteligente ajuda todos os profissionais jurídicos a automatizar sua carga de trabalho e gerenciar seu fluxo de trabalho diário criando, por exemplo, um ritmo de trabalho baseado em ações personalizadas, que permitam visualizar o andamento do workflow em uma linha do tempo e compartilhar o trabalho com a equipe.

5. Segurança de dados

A tecnologia jurídica é projetada com a preocupação de proteger os dados do cliente. Para isso, a grande maioria opta pela tecnologia em nuvem, composta por servidores dedicados que regem uma solução de virtualização pré-instalada. A tecnologia atualizada é segura e criptografada, além de incluir serviço de backup contínuo para os dados das empresas.

Conclusão

A importância da adoção de tecnologia jurídica reside em seu impacto significativo no futuro do direito e da profissão jurídica , à medida que novas habilidades, novos modelos de entrega e um ambiente competitivo começam a surgir no setor. Ela elimina todas aquelas passagens monótonas da profissão, liberando espaço para atendimento ao cliente, para insights, para as soluções mais criativas. Isso sem falar nas vantagens competitivas que esses meios oferecem, reduzindo os custos das práticas jurídicas e ampliando o acesso à justiça para muitas pessoas.

Você também pode gostar

A automação de documentos como aliada para empresas eficientes

Como automatizar documentos e fluxos de trabalho de RH

Automação de documentos: vantagens e casos de uso

Como a automação de documentos é a chave para a transformação digital

Automação avançada de documentos: o processo natural de transformação digital

Veja aqui como automatizar seus contratos de compras

Como automatizar seus contratos de compras

Automação de documentos bancos e instituições financeiras

Como as equipes de bancos e finanças podem aproveitar a automação de documentos?

Automação de documentos para escolas e instituições de ensino

Como as instituições de ensino podem aproveitar a automação de documentos

Plataforma de mediação online para empresas- como funciona?

Descubra 10 recursos gestão de contratos

10 recursos do software de gestão de contratos para a sua gestão

Veja a solução para automatizar a revisão de contratos

Processo de revisão de contratos – como automatizar?

O que é mediação online?

As etapas do ciclo de vida dos contratos 

Tudo sobre o processo de gestão de contratos

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Processos De Gestão De Contratos

Ciclo de vida dos contratos - veja aqui

O que é gestão do ciclo de vida do contrato?

Automação de Documentos - tudo sobre essa tecnologia

Automação de Documentos – o que é, como funciona e benefícios

Veja aqui 5 dicas para eliminar a burocracia em seu escritório jurídico

5 dicas para eliminar a burocracia em seu escritório de advocacia

Quer saber mais sobre os benefícios que a aDoc pode levar ao seu negócio?