Blog

Legal Operations: o que é

Por definição, o Legal Operations é uma área que engloba todos os setores de um escritório de advocacia. Ele é responsável por compreender e auxiliar o trabalho jurídico por meio do desenvolvimento...
Veja aqui o que é Legal Operations

Por definição, o Legal Operations é uma área que engloba todos os setores de um escritório de advocacia. Ele é responsável por compreender e auxiliar o trabalho jurídico por meio do desenvolvimento de tecnologias, da implementação de sistemas de gestão, e da otimização de fluxos internos. 

O Legal Operations surge a partir da nova dinâmica de trabalho

Em primeiro lugar, é necessário compreender que o escritório de advocacia é, acima de tudo, uma empresa. Sob essa perspectiva, não basta ter uma equipe excelente de advogados para que o departamento jurídico opere com desempenho máximo, porque a instituição precisa, também, de uma equipe de gestão capacitada, que monitore e organize o ambiente laboral.

O crescimento de escritórios de advocacia tornam o departamento jurídico um ambiente complexo. Essa transformação laboral é um processo recente no Brasil, que aproxima a nação verde-amarela a grandes empresas jurídicas de países desenvolvidos. Tal processo desencadeia um conjunto de mudanças na organização de escritórios; entre elas, a emergência do Legal Operations (ou Legal Ops), área a qual é responsável pela gestão administrativa do departamento. Em resumo, o empreendedorismo emergente na esfera jurídica é resultado da nova organização dos escritórios, que se tornaram muito grandes, e passaram a operar como verdadeiras empresas.

Como o Legal Ops atua  

Apesar de conter “Legal” (Direito) em seu nome, a área não atua diretamente com as atividades jurídicas, como a organização de documentos, a ratificação de informações legais, e a qualificação das demandas. Essas tarefas são realizadas pela controladoria jurídica, outro setor do departamento, o qual não deve ser confundido com o Legal Ops. O foco do seu trabalho, então, é a gestão administrativa, que coordena as demais atividades da empresa, como o controle financeiro, o marketing, e as tecnologias.

Por isso, não é necessário uma formação em Direito para exercer esse cargo; no entanto, é indispensável conhecer o sistema jurídico para compreender os processos internos da instituição.

Perceba que a função do Legal Operations mantém a coesão e a coexistência do modelo de organização jurídica e do formato empresarial. Isso se sustenta, sobretudo, em razão do Legal Ops permitir o exercício pleno dos advogados, uma vez que a equipe jurídica pode operar somente nos processos legais, sem se preocupar com as atividades administrativas, supervisionadas pela gestão. Depreende-se, portanto, que a atuação do Legal Ops é o que torna um simples escritório de advocacia em uma grande empresa.

Funcionalidades e importância

A boa atuação do Legal Operations traz benefícios não só para a empresa, como também para os clientes. Tendo em vista que o foco do seu trabalho é qualificar e otimizar as atividades do escritório, o Legal Ops mantém-se sempre ativo, buscando inovações com a finalidade de entregar resoluções assertivas para os clientes.

Uma ferramenta aplicada por essa área, por exemplo, é o KPI (Key Performance Indicator). Nesse caso, a gestão lança mão da inteligência artificial para a análise de informações e como fonte de geração de dados. Isso acontece porque, dessa maneira, pode-se interpretar resultados de maneira imparcial e racional. Em consequência, intervenções e providências em processos podem ser feitas de forma mais simples e rápida, pois existem informações empíricas que comprovam a necessidade dessas alterações.

 Outra forma de atuação do Legal Operations encontra-se na construção da imagem e da relação da empresa com outros serviços. Para isso, deve-se manter uma boa comunicação com o público e com instituições parceiras. Nesse contexto, o Legal Ops apropria-se das estratégias de publicidade e de propaganda, logo, a empresa pode elevar, de forma rápida e eficiente, o número de clientes – que é o parâmetro de crescimento dos escritórios de advocacia -, além de assegurar os melhores parceiros, qualificados e rentáveis. 

Depreende-se, por conseguinte, a relevância do papel do Legal Operations em grandes escritórios de advocacia. Embora recente, no Brasil, a nova organização das instituições jurídicas permite a construção de empresas grandes e qualificadas, as quais buscam melhorar, regularmente, os serviços prestados aos clientes. A crescente competência do trabalho jurídico, então, é resultado do papel do Legal Ops, que atua na gestão, em conjunto com os advogados de uma firma, os quais passam a trabalhar apenas em processos legais – o que os capacita – em função do formato de escritório emergente.


Gostou deste conteúdo? Você pode achar interessante também o nosso artigo sobre Legal Design: o que é como aplicá-lo

Compartilhar
Artigo Anterior

NFTs e o impacto no mundo jurídico

Próximo Artigo

Entendendo a computação em nuvem

Artigos Recentes

16

abr

Software de gestão de contratos – todos os dados ao seu alcance

A gestão de contratos é uma tarefa complexa em uma empresa. O software de gerenciamento de contratos pode ajudar a gerenciar contratos de forma segura e estruturada. Saiba mais!...

09

abr

Chatbots jurídicos: usos e benefícios para escritórios de qdvocacia

Um relatório recente do Goldman Sachs sugere que a IA generativa poderia automatizar 44% das tarefas jurídicas nos EUA. Sim, você ouviu direito — IA e direito, especialmente com o uso de...

02

abr

Perspectivas da IA ​​em escritórios de advocacia

Como empresas comerciais, os escritórios de advocacia estão diretamente envolvidos na economia de mercado. Por isso, também estão sujeitos à pressão competitiva e sentem os efeitos da transformação digital, atualmente evidente nas...