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Inovação Jurídica

Inovação Jurídica! Como implementar em seu escritório?

Há alguns anos diversos fatores têm impulsionado a transformação no setor jurídico. Novas estruturas organizacionais e processos de inovação jurídica têm se tornado o foco de uma grande parte de profissionais. Saiba mais!

O que define Inovação Jurídica?

A inovação jurídica, por definição, assim como em qualquer outro setor, consiste na introdução de novos produtos, serviços, processos e diferentes formas de fazer negócios ou melhorar os já existentes. Inovar é sinônimo de progredir e está intimamente relacionado a se adaptar e/ou a aderir a circunstâncias completamente novas. E mais importante que isso: abraçar essas mudanças sem perder de vista o mercado e, sobretudo, estar mais sintonizado com as necessidades do cliente.

Inovação em um ambiente tradicional! É possível?

Certamente, os escritórios de advocacia entenderam que seu papel junto aos negócios não é mais fornecer consultoria de curto prazo, mas projetar cenários com pensamento de longo prazo. Neste sentido, a tecnologia jurídica tem se tornado um suporte para gerar maior sustentabilidade na forma de exercer a advocacia atualmente.

Mas sabemos que a inovação é estruturada a partir de muitos componentes e não somente de tecnologia. E grande parte está relacionada ao modo como aprimoramos nossas habilidades de criar e implementar coisas novas que trazem algum benefício. Às vezes pode funcionar, outras não. Mas hoje graças ao compartilhamento de ideias e insights é possível explorar novos caminhos.

Em vista disso, neste artigo, falaremos sobre algumas estratégias que um advogado deve aplicar para iniciar sua jornada de inovação jurídica.

Dicas para implementar a inovação em seu escritório jurídico

A inovação jurídica visa elementos como qualidade de serviço, tecnologia ou a gestão da empresa. A chave para essa mudança de paradigma é visualizar o escritório de advocacia como uma empresa e adotar as melhores práticas para isso. Então, por onde começar?

Entenda a transformação digital no setor

Por exemplo, estamos caminhando para uma sociedade totalmente digital, onde já não existem delimitações geográficas, o que altera, sobretudo, a amplitude de atuação do profissional jurídico. Mas claro antes de ganhar o mundo, é preciso iniciar a transformação. Neste sentido, os pelos quais os advogados podem iniciar é olhando para seus processos internos, o atendimento aos clientes e, sobretudo, o quão ou quanto sua equipe pode estar sobrecarregada.

Melhorar seus processos internos aumenta a sua vantagem competitiva no mercado global, inovando também a organização interna e externa do seu negócio, graças a uma melhor otimização e autonomia do trabalho. Portanto, é de vital importância construir adequadamente o seu escritório e dar a ele uma identidade que posicione o escritório de advocacia como o melhor entre seus concorrentes no mercado jurídico.

Treine seus colaboradores

Criar uma interligação entre os diferentes colaboradores, desenvolvendo conhecimentos e habilidades de acordo com o processo de mudança. As inovações digitais estão se tornando uma prioridade e é possível preparar você e sua equipe para adquirir as habilidades certas para inovar e ser competitivo. Em vista disso, você precisa treinar a sua equipe.

Para inovar verdadeiramente, por um lado, deve permitir a evolução tecnológica e, por outro, incentivar a aquisição de novas competências por parte dos colaboradores. O crescimento dos negócios do ponto de vista digital acontece apenas se os funcionários são colocados em condições de fazer seu trabalho da melhor maneira possível. Para ter a máxima eficiência operacional, os colaboradores devem se sentir envolvidos em um projeto, sempre cultivar novas práticas para contribuir com o crescimento da empresa e enfrentar uma mudança notável.

Atraia novos clientes online

O processo de inovação tecnológica das empresas em geral hoje também passa por sistemas e estratégias voltadas à captação de novos clientes online: Inbound Marketing . O Inbound Marketing permite identificar novos clientes em potencial por meio de uma estratégia definida, que se concentra na criação de conteúdo valioso. Tudo é baseado no valor que você consegue oferecer, na atração que consegue gerar para o produto ou serviço que deseja lançar. Com o Inbound Marketing você não procura o cliente, mas o cliente procura você.

Este novo conceito está centrado em dois pilares: c

Conteúdos: é importante saber criar conteúdos online (blogs, páginas web, vídeos…) otimizados em chave SEO para que o utilizador os encontre;
Contexto: entenda quais são os conteúdos que podem atrair o cliente em potencial e então adote uma estratégia personalizada. Os conteúdos devem ser compartilhados através de canais sociais, blogs e sites.

Invista em ferramentas de gerenciamento

Ferramentas de gerenciamento são os mais reconhecidos no mercado, visto que esses itens estão encarregados de ajudar escritórios de advocacia e escritórios de serviços profissionais a gerenciar efetivamente seu faturamento, sua agenda, seus casos e seu banco de dados de jurisprudência. Entre as vantagens oferecidas ao setor jurídico está a de otimizar os custos de gestão e impactar os benefícios diretos aos clientes.

Use ferramentas de automação de documentos

Devido ao fato de que existem alguns tipos de contratos e documentos jurídicos que possuem o mesmo escopo similar em muitas ocasiões, existem ferramentas especializadas para criar documentos jurídicos de forma automatizada em que o usuário tem a oportunidade de acessar rapidamente e gerar os documentos solicitados.

Esta é, sem dúvida, uma ferramenta oferecida pela tecnologia jurídica que deve ser incluída em breve dentro de qualquer escritório ou escritório de advocacia, pois permite agregar valor ao atendimento ao cliente e reduzir custos nos casos em que não é necessário ter um advogado dedicado à geração de esses tipos de documentos.

Conclusão

Enfrentar os desafios atuais do mundo do trabalho, principalmente em um contexto globalizado que exige cada vez mais profissionais competitivos e de ponta tem se tornado um desafio para todos os setores e o jurídico faz parte deste contexto. O modelo tradicional do escritório de advocacia exige uma transformação para responder às necessidades atuais de um ambiente cada vez mais globalizado e que também se adapte às necessidades de seu mercado-alvo na região que pretende atender. Por isso, é tão importante que o novo ecossistema jurídico deve considerar uma abordagem inovadora, tecnológica e altamente competitiva. Sem dúvidas, as empresas buscam cada vez mais escritórios jurídicos estruturados em negócios que possam prestar serviços mais abrangentes, ágeis e competitivos.

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