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Como lidar com o estresse na advocacia

Como lidar com o estresse na advocacia? [4 dicas]

Desafio, mudança e incerteza são a nova norma na profissão jurídica de hoje. Advogados ocupados estão no limite ao lidar com o estresse e a pressão de uma profissão exigente. Neste post, selecionamos 4 dicas de especialistas para gerenciar o estresse.

Como lidar com o estresse na advocacia?

O trabalho jurídico pode ser gratificante, mas também pode ser estressante e exaustivo. A competitividade e a crise podem, de fato, ter efeitos no bem-estar e na saúde mental. A atividade profissional nas últimas décadas tem assistido a um aumento do ritmo de trabalho acompanhado por uma redução da rentabilidade das atividades. Estressado por mil razões, o advogado não consegue mais encontrar espaço para estudar e se atualizar com calma, ou ainda, gerenciar as relações dentro do escritório e atender com agilidade seus clientes, sem sofrer as pressões do dia a dia. Como mostramos em um post anterior, os advogados não estão imunes ao burnout, aliás são alvo fácil desta síndrome.

De fato, o estresse, como relatam os especialistas, é normal, mas é sua repetição, sua intensidade, que pode se tornar problemática. A questão, portanto, não é superar esse mecanismo e muito menos ignorá-lo (pois seria impossível). A questão é entender como ele age e por que, quais são os estímulos que o ativam e, sobretudo, como gerenciá-lo para que não ultrapasse o limite que o torna perigoso e prejudicial. O estresse é a resposta de luta e fuga ao perigo, ou seja, o problema não é o mecanismo em si, mas está relacionado aos seguintes fatores:

  • quantas vezes ele opera em um dia (frequência);
  • como é ativado (circunstâncias);
  • como é gerenciado (resposta individual).

Mas felizmente existem estratégias específicas baseadas em pesquisas que já demonstraram aliviar o estresse, prevenir o esgotamento e aumentar a resiliência à pressão. Aqui estão as dicas que a maioria dos profissionais revelam em pesquisas aplicadas ao estresse.

4 dicas para lidar com o estresse

1. Gerencie o uso do smartphone

Um dos principais fatores de estresse hoje é a tecnologia mal gerenciada. O smartphone é uma ferramenta de negócios fantástica e pode facilitar a vida de mil maneiras. Entretanto, a questão está no seu uso. Sempre tê-lo com você, sempre acessando e sempre respondendo pode não ser uma estratégia eficaz, visto que toda interrupção para checar as mensagens atrapalha a concentração.

Há momentos em que ele deve ser desligado, outros em que deve ser colocado em modo “avião” e momentos em que pode ser colocado em modo “silencioso”. Por exemplo, o celular não deve ser levado para uma reunião. Durante os trabalhos que exijam concentração e continuidade, como a pesquisa jurisprudencial, a redação de ato ou parecer, a ligação telefônica com o cliente, o celular deve ser colocado em modo avião, para que não perturbe a concentração. Por fim, durante o almoço, ou uma caminhada para recuperar as energias, a recomendação é deixá-lo no escritório.

2. Crie condições favoráveis para executar as suas atividades


Antes de iniciar uma atividade é muito útil estimar o tempo necessário para realizá-la e depois criar as condições para poder respeitar esse tempo. Se, por exemplo, decidirmos dedicar-nos à elaboração de um parecer e estimarmos que necessitamos de duas horas contínuas concentradas, devemos consequentemente criar as condições para o conseguirmos nesse tempo. Primeiro, coloque o celular no modo “avião”, mude-se para um local silencioso onde você não será incomodado e lide apenas com essa tarefa. No final, você sentirá a satisfação de ter cumprido com o que se propôs a fazer.

O que é necessário, portanto, é aprender a planejar atividades, depois estimar o tempo antes de iniciar e, finalmente, fazer o esforço necessário para ter o controle sobre isso. Iniciar uma atividade com o celular ligado, o e-mail na frente, a porta do escritório aberta, será um convite para dezenas de interrupções e o estresse em relação “ao que deveria ser feito, mas não foi realizado”.

3. Comece o dia o mais descansado possível

Sem dúvidas, o cansaço aumenta a possibilidade de que tudo o afete muito mais do que o normal e, consequentemente, você se sinta incapaz e completamente sobrecarregado de controlar suas atividades. Um planejamento correto do dia seguinte, ao final da jornada de trabalho anterior, ajuda na sua gestão de tempo.
A recomendação é planejar as atividades do dia seguinte em uma “proporção menor” do que pode ser feito, visto que a frustração de não ter feito o trabalho esperado gera um alto nível de estresse.


4. Classifique o trabalho em ordem de dificuldade e importância

Você deve começar, sempre que possível, com as coisas importantes que não são muito difíceis de executar. O motivo não é outro senão a satisfação gerada pelo fechamento do que você se propôs a cumprir. Ao contrário, se começar com um assunto muito complexo, ele pode absorver a sua força e, se não o terminar, o desânimo poderá tomar conta de você e o estresse pode começar a afetá-lo. Resolver um problema atrás do outro e não de uma só vez, além de evitar o estresse excessivo, facilita a concentração e a eficiência no trabalho que você está realizando.



Gostou das nossas dicas? Você já incorporou alguma delas no seu dia a dia? O que você acrescentaria nesta lista? Não hesite em compartilhar conosco nos comentários.

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