No esforço global para proteger o meio ambiente, o uso de aplicativos para gerenciar o uso de papel também traz importantes benefícios financeiros, funcionais e operacionais para as organizações. Em vista disso, apresentamos a seguir uma lista que inclui algumas ferramentas que podemos usar para reduzir o nosso consumo de papel em aspectos muito gerais do nosso dia a dia e, sobretudo, abreviar drasticamente as impressões desnecessárias e, assim, limitar o desperdício.
Além disso, a capacidade dos funcionários de terem acesso à documentação, mesmo simultaneamente e onde quer que estejam, estimula a colaboração dentro das organizações e aprimora a eficiência e produtividade.
Então, conheça 7 aplicativos úteis para reduzir o consumo de papel, organizar seus documentos e ajudar o planeta. Boa Leitura!
1. Avvoka
Com a Avvoka, você cria versões automatizadas de seus documentos usando um criador de documentos intuitivo e automatizado, o que torna a elaboração de documentos tão rápida quanto responder a um questionário. Ao contrário das ferramentas de automação legadas, o Avvoka não exige codificação. A utilização desta tecnologia digital permite que documentos sejam produzidos e enviados em tempo real para qualquer distância ou dispositivo, aumentando a eficiência e os custos no manuseio do papel. Além disso, um grande número de funções e atividades administrativas que são desenvolvidas com o uso de papel podem migrar facilmente para um ambiente digital, o que também propicia uma contribuição valiosa para a proteção do meio ambiente.
Saiba mais: Funcionalidades software de automação de documentos – Avvoka
2. Todoist
Todoist é um aplicativo para gerenciar tarefas que permite que você divida grandes projetos em subprojetos e defina prazos para concluí-los com mais facilidade. Também incorpora notificações e lembretes e permite que você adicione rótulos e filtros para dar contexto às suas tarefas. Você pode fazer login com uma conta do Google e se integra perfeitamente com Dropbox e Google Drive.
3. RealtimeBoard
Este aplicativo é muito útil, pois permite integrar diversos elementos (textos, imagens, desenhos e notas) em um quadro digital para trabalhar de forma colaborativa para a dinâmica de brainstorming ou para trabalhar na construção de mapas conceituais. Dentro do quadro é possível ter ferramentas para adicionar elementos conforme a necessidade. Depois de concluído, é muito fácil obter o URL da apresentação, salvá-lo em seu computador ou incorporá-lo em um site.
4. Evernote
O Evernote é uma ferramenta muito útil para organizar qualquer coisa e criar listas de tarefas ou anotar aqueles pequenos detalhes que às vezes nos escapam porque não temos papel e lápis à mão. Este aplicativo permite que você crie notas e documentos completos, capture fotos e crie apresentações rápidas a partir de suas próprias notas. Com o Evernote você pode digitalizar muitos documentos para localizá-los facilmente através das etiquetas que os identificam. É útil
5. Scannable
É um aplicativo de scanner simples para iPhone que muito adequando para quando você deseja digitalizar documentos para uso posterior. Tudo o que você precisa fazer é abrir o aplicativo quando a câmera já estiver sobre o documento e, em seguida, pressionar o botão de menu para digitalizar. A ferramenta ainda vai mais longe ao oferecer várias configurações que permitem personalizar a forma como você deseja visualizar o documento digitalizado.
6. Expensify
O Expensify elimina a necessidade de anexar recibos a uma folha de papel ao preencher um formulário impresso. Você poderá digitalizar recibos, bem como outros documentos, para que você possa adicioná-los facilmente aos seus relatórios de despesas. Além disso, o Expensify detecta automaticamente aspectos do seu relatório de despesas, incluindo data, nomes, locais e despesas totais. O aplicativo está disponível para usuários Android e iOS.
7. Scanner Pro
Por fim, o Scanner Pro é mais uma ferramenta eficiente para você digitalizar seus documentos diretamente do smartphone. Esse aplicativo tem a capacidade de captar fotografias de recibos, convites, cartões e qualquer outro documento que lhe venha à mente. O Scanner Pro incorpora algoritmos especiais para processar suas fotos, eliminar sombras e focar o documento corretamente para salvá-lo no formato PDF. Assim é muito mais fácil enviá-los por e-mail ou salvá-los em um serviço de nuvem.
Conclusão
Sem dúvidas, continuaremos precisando do papel, mas com alguns hábitos simples como conhecer e utilizar novos aplicativos podemos iniciar o processo de transição para um ambiente de trabalho sem papel de forma muito mais fácil. Como já citamos em alguns post anteriores, o papel representa 75% dos resíduos de escritório e 35% dos documentos impressos nunca são lidos!
Gostou da nossa lista? Gostaríamos de saber também qual aplicativo você costuma usar que ajuda a evitar o uso de papel, não hesite em compartilhar conosco nos comentários. E, claro, se você achou útil essa postagem, compartilhe com seus amigos!