BLOG

5 Tendências estratégicas de Tecnologia para 2022

Você já conhece as tendências tecnológicas para 2022? Segundo analistas da Gartner, 8 tendências tecnológicas devem ser observadas no próximo ano. Listamos 5 tecnologias relevantes por pelo menos os próximos cinco anos.

Quais as tendências de tecnologia para o próximo ano?

Para a Gartner, todas as tendências de tecnologia que listamos a seguir para 2022 são uma virada de jogo, visto que oferecem vantagens de competitividade, aumentam a eficácia de processos e soluções e podem cada um servir de base para novos modelos de negócios. Por outro lado, todas essas tendências estão intrinsicamente conectadas e contribuem uma com os outros. Isso significa que será a integração dessas tecnologias que oferecerá um valor agregado real para as empresas.

1. IA responsável

Segundo a Gartner, os casos de uso de IA já atingiram um alto nível de maturidade e já estão difundidos. É por isso que agora devem ser questionados de forma mais crítica. Isso significa que não é mais suficiente que os sistemas de IA funcionem bem – mas sim que suas previsões também devem ser justas e fáceis de explicar para os clientes e autoridades de supervisão.

Isso significa que espera-se cada vez mais soluções concretas para um uso socialmente compatível de tecnologias de IA melhoradas e desenvolvidas em estreita cooperação entre as ciências técnicas, sociais e/ou humanas, com foco na questão de como um uso ético e orientado para o bem comum da IA ​​deve ser projetado.

2. Nuvem Distribuída

De acordo com a Gartner, a maioria dos provedores de nuvem oferecerá alguma forma de serviços em nuvem distribuídos até 2025. Mas o que é Nuvem Distribuída: os serviços de nuvem pública são distribuídos em vários locais fora dos data centers do provedor, mas a responsabilidade pela operação, administração e desenvolvimento permanece com o provedor de nuvem.

Para as empresas, isso significa que podem ter seus data centers e seus serviços no mesmo local, reduzindo a latência e facilitando o cumprimento de leis que exigem o armazenamento de dados em uma área geográfica específica.

3. Malha de segurança cibernética

Malha de Segurança Cibernética é uma abordagem de arquitetura distribuída para controle cibernético escalável, flexível e confiável. Uma abordagem descentralizada para segurança de rede com perímetros individuais para cada ponto de acesso é buscada em vez de uma abordagem tradicional e abrangente de cima para baixo. A malha de rede muda o foco da proteção de um perímetro de TI tradicional (análogo ao modelo de “cidade murada”) para uma abordagem mais modular que centra a orquestração de políticas, mas distribui a aplicação da segurança cibernética.

4. Dados e análises incorporados

As empresas de sucesso vão adotar uma abordagem holística e integrar dados e análises continuamente em seus negócios, assim como ficar de olho nas novas tendências e se adaptar. Ao fazer isso, no entanto, essas organizações precisam definir e priorizar casos de uso acionáveis ​​e trabalhar com um plano holístico. Sem esses casos de uso de dados bem fundamentados para desenvolver uma estratégia uniforme, a análise de dados não irá muito longe.

Em suma, as organizações precisam consolidar as experiências de clientes, funcionários e usuários em um ambiente multicanal, isto é: Experiência Total. A Gartner prevê que as empresas que usam a Experiência Total superarão seus concorrentes nas principais métricas de satisfação do cliente nos próximos três anos.

5. Internet of Behavior (IoB)

A Gartner estima que até o final de 2025, mais da metade da população mundial estará em pelo menos um programa Internet of Behavior (IoB). A IOB é uma nova tendência que refere-se à coleta e uso do que é conhecido como “poeira digital”. Isso significa os rastros digitais que as pessoas deixam para trás em sua vida diária. Por exemplo, por meio de reconhecimento facial, rastreamento de localização e big data feita por meio de smartphones e dispositivos vestíveis e, no futuro, também a partir de sensores implantados no corpo humano.


Agora que você já conhece 5 tecnologias que vão continuar sendo estrategicamente importantes em 2022, que tal descobrir também Por que a tecnologia jurídica transforma?

Você também pode gostar

Automação de documentos jurídicos

O que é automação de documentos jurídicos? 

5 dicas essenciais para escolher o software de automação de documentos

5 dicas para escolher o seu software de automação de documentos?

Veja aqui as principais questões relacionadas a automação de documentos

5 dúvidas comuns sobre a automação de documentos

A automação de documentos como aliada para empresas eficientes

Como automatizar documentos e fluxos de trabalho de RH

Automação de documentos: vantagens e casos de uso

Como a automação de documentos é a chave para a transformação digital

Automação avançada de documentos: o processo natural de transformação digital

Veja aqui como automatizar seus contratos de compras

Como automatizar seus contratos de compras

Automação de documentos bancos e instituições financeiras

Como as equipes de bancos e finanças podem aproveitar a automação de documentos?

Automação de documentos para escolas e instituições de ensino

Como as instituições de ensino podem aproveitar a automação de documentos

Plataforma de mediação online para empresas- como funciona?

Descubra 10 recursos gestão de contratos

10 recursos do software de gestão de contratos para a sua gestão

Veja a solução para automatizar a revisão de contratos

Processo de revisão de contratos – como automatizar?

O que é mediação online?

As etapas do ciclo de vida dos contratos 

Tudo sobre o processo de gestão de contratos

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Processos De Gestão De Contratos

Quer saber mais sobre os benefícios que a aDoc pode levar ao seu negócio?