Assim como o mundo do trabalho está em constante evolução, as habilidades sociais mudam e se atualizam para acompanhar as novas necessidades. Essas habilidades denominadas de Soft Skills também se tornam competências fundamentais no mundo jurídico. Confira!
O que são Soft Skills?
As Soft Skills são as habilidades que estão além das competências técnicas. Esse conceito de Soft Skills tem aparecido também cada vez mais no cenário do mercado jurídico. Na nossa economia globalizada e altamente competitiva, são vistas como um fator crucial de diferenciação e sucesso, visto que a era digital mudou a nossa forma de trabalhar, de pesquisar e selecionar, mas sobretudo de nos relacionarmos com os outros.
Assim, predominam fatores como:
- capacidade de trabalhar em grupo;
- comunicação aberta e assertiva com a equipe;
- flexibilidade para se adaptar a diversos cenários.
Por que Soft Skills são valorizadas no mercado?
As soft skills têm sido cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho pois, nesse cenário extremamente competitivo, todo diferencial conta. Os profissionais de RH passaram a perceber que não basta analisar os Hard skills que um indivíduo tem a oferecer. É essencial traçar suas habilidades sociais e comportamentais também.
Via de regra, grande parte dos projetos desenvolvidos atualmente são colaborativos. Sendo assim, o resultado será uma consequência das interações de um grupo de pessoas em vez da soma do trabalho de cada uma. Não basta que o colaborador tenha os requisitos técnicos para fazer o que lhe foi designado.
É preciso que o profissional também tenha habilidades sociais, como:
- capacidade de trabalhar em grupo;
- se adaptar frente a novos desafios;
- liderar um time de forma eficaz.
Quais são as Soft Skills mais importantes no ambiente jurídico?
Capacidade de ouvir e comunicar, trabalho em equipe, flexibilidade e liderança sempre foram requisitos importantes para quem participa de uma equipe de trabalho, mas o são ainda mais agora dentro dos novos modelos altamente colaborativos inseridos pela tecnologia jurídica. O mesmo pode ser dimensionado para as equipes jurídicas.
Dito isso, vamos conferir 5 habilidades vistas como essenciais. Vamos lá!
1. Comunicação
Capacidade de transmitir e partilhar ideias e informações de forma clara e concisa com todos os seus interlocutores, para os ouvir e interagir de forma eficaz com eles. Saber falar com clareza (com colegas, gestores, parceiros, clientes, fornecedores …), saber ouvir, persuadir, interagir, mostrar empatia enquadram-se nesta categoria, bem como negociar, interpretar linguagem não verbal, escrever bem, etc.
2. Pensamento crítico
As empresas procuram pessoas capazes de analisar situações, interpretá-las e tomar decisões com base nos dados disponíveis. Criatividade, propensão artística, habilidade de observação, curiosidade e o desejo de sempre aprender, flexibilidade, adaptabilidade, capacidade de inovação se enquadram nesta categoria. Valorizam-se as pessoas engenhosas, que não têm medo de mudanças e sabem como encontrar novas soluções para os problemas e que “pense fora da caixa”..
3. Liderança
Ter um perfil de líder é útil para todos, não apenas gerentes, porque as empresas querem pessoas que saibam como trabalhar de forma independente e coordenar com os colegas. Esta categoria inclui habilidades sociais como a capacidade de resolver conflitos interpessoais ou dar estímulo ou ajuda a colegas em dificuldade, tomar decisões, delegar quando necessário.
Aqui, é importante desenvolver competências como:
- capacidade de tomar decisões rapidamente;
- se comunicar de forma clara;
- entender quais são as necessidades e melhores qualidades de cada pessoa da sua equipe de trabalho.
4. Flexibilidade
Principalmente no cenário instável em que vivemos, onde tudo acontece e muda muito rápido, é essencial ser um profissional flexível. Para isso, é preciso exercitar possibilidades e soluções para situações variadas, e manter a mente aberta para as adversidades que podem surgir. É natural: as empresas procuram talentos que sejam flexíveis e possam colaborar com outras.
Essa habilidade inclui qualidades como:
- saber aceitar comentários e críticas;
- interagir com os cliente;
- lidar com situações difíceis ou estressantes.
5. Aprendizagem ativa
É a capacidade de reconhecer as próprias lacunas e áreas de melhoria, atuando para adquirir e aprimorar cada vez mais os próprios conhecimentos e habilidades. Para desenvolver essa habilidade é essencial que o próprio profissional busque se aprimorar de maneira proativa. Da mesma forma, os profissionais devem ter cada mais a capacidade de desenvolver ideias e saber organizá-las em projetos para os quais se busca concretização, adquirindo, organizando e reformulando efetivamente dados e conhecimentos de diferentes fontes, para um objetivo definido.
Mudanças efetivas no “modus operandi”
Portanto, como você viu, as Soft Skills têm se mostrado essenciais para o mercado de trabalho atual. A revolução que está ocorrendo no mundo do trabalho nos próximos anos exige um aprofundamento necessário. Estudos apontam que 50% da força de trabalho será forçada a empreender um caminho de adaptação de suas habilidades sociais dentro de 5 anos.
Caso contrário, não será capaz de se manter e permanecer competitiva em um mercado sujeito a uma reviravolta histórica devido ao contínuo impulso para a automação e inovação, além da crise econômica e financeira vivenciadas nos últimos anos. Em números, as estimativas apontam para uma perda de 85 milhões de empregos até 2025, diante de até 97 milhões de novos empregos, estruturados para melhor se adaptarem à nova divisão do trabalho entre humanos, máquinas e softwares.
A parcela de competências básicas destinadas à mudança exigirá que metade de todos os trabalhadores se concentrem em sua própria revolução e evolução pessoal.
E você como está se preparando para o futuro do trabalho? Não hesite em compartilhar conosco nos comentários quais as Softs Skills que você considera essenciais.