A digitalização e a sustentabilidade estão moldando as principais tendências globais do século XXI. Com o crescimento populacional e a transição da sociedade industrial para a sociedade da informação, as demandas humanas superaram previsões, levando ao consumo acelerado de recursos naturais. Por outro lado, a tecnologia moderna redefine a gestão de dados, eliminando barreiras de tempo e espaço. Nesse contexto, soluções tecnológicas como Indústria 4.0, cidades inteligentes, tecnologias verdes e sistemas automatizados estão transformando negócios e rotinas diárias, promovendo eficiência e sustentabilidade. Este artigo explora as áreas de impacto dessas megatendências e como elas redefinem os limites do progresso humano.
Tecnologias digitais e sustentabilidade
Com o aumento da população na transição da sociedade industrial para a sociedade da informação, as necessidades das pessoas foram muito além das previsões. O rápido consumo de recursos naturais para satisfazer necessidades crescentes causou danos significativos à sustentabilidade do ecossistema mundial. Por outro lado, o estado atual das tecnologias de comunicação e o fluxo interminável de dados eliminaram os conceitos de tempo e espaço para as pessoas.
O uso de tecnologias digitais pode reduzir as emissões globais de carbono em até 15% até 2030. (World Economic Forum)
Quando partimos de todas estas perspetivas, encontramos sociedades modernas que colocam as tecnologias de digitalização e as suas extensões no centro da vida. As razões para isto são satisfazer necessidades crescentes, proteger os recursos naturais e ser incluído no fluxo de dados.
Software define tendências no mundo
Tecnologias Verdes, Sistemas de Transporte Inteligentes, Indústria 4.0, sistemas de automação, cidades sustentáveis destacam-se como as áreas onde o impacto do software e do mundo digital é mais sentido tanto na vida empresarial como nas rotinas diárias.
A Indústria 4.0, que abrange a gestão das atividades energéticas à luz dos processos digitais, abre caminho à criação de modelos de negócio para 2030 e mais além. Os Sistemas de Transporte Inteligentes, que se tornaram parte indispensável do ciclo de 24 horas, especialmente nas metrópoles, são um dos melhores exemplos de software e operação orientada a dados. Os ITS, que são a componente fundamental da vida urbana sustentável, oferecem abordagens funcionais à mobilidade humana.
A TI Verde é definida como uma aplicação na qual todos os dispositivos utilizados nas tecnologias de informação são classificados de acordo com a sua eficiência energética e orienta os consumidores na escolha dos produtos mais eficientes. Os desenvolvimentos em software e aprendizado de máquina desempenham um papel importante na criação da classificação em questão.
Eficiência na transformação digital
O comércio eletrônico tem uma enorme participação na transformação tecnológica baseada na eficiência. O comércio eletrônico, que contribui significativamente para a economia global, permite analisar o comportamento de consumo por meio do processamento de dados dos usuários. Certos conceitos se destacam porque o processo em questão promete eficiência futura.
Neste contexto, a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) estão entre as tendências digitais populares mais preferidas.
Aplicações no centro de digitalização
- Inteligência Artificial (IA)
- Internet das Coisas (IoT)
- Grandes dados
- Segurança Cibernética
- Computação em nuvem
- Hiper Automação
- Gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM)
- Tecnologias vestíveis
- Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)
- Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM)
- Sistemas Robóticos Autônomos
- Gerenciamente do Ciclo de Vida do Contrato (CLM)
As aplicações no centro da digitalização desempenham um papel importante para tornar a gestão da vida humana muito mais eficiente. Os conceitos de IA, IoT, Big Data, segurança cibernética e computação em nuvem atendem perfeitamente às necessidades básicas da vida empresarial e diária. As tecnologias moldadas em torno destes conceitos permitem a formação de parcerias digitais sustentáveis com as suas estruturas orientadas para o utilizador.
Tecnologias relevantes, que hoje estão no centro de diferentes elementos em diversas linhas de negócios, eliminam os conceitos de tempo e espaço para os usuários.
Inteligência Artificial (IA)
A inteligência artificial (IA) é baseada no aprendizado de máquina. Por outras palavras, a IA permite que as máquinas aprendam com a experiência, reconheçam novas fontes de dados e executem tarefas e operações que os humanos podem realizar. A tecnologia, que imita a inteligência humana para realizar diversas tarefas, pode se renovar ao longo do tempo de acordo com os dados obtidos.
A principal característica das aplicações de IA, que podem ser vistas como chatbots, assistentes inteligentes e motores de recomendação, é expressa como análise de dados aprimorada. Concebida para melhorar as competências e capacidades humanas, a IA também permite a utilização sustentável dos recursos humanos.
Leia também: O impacto da inteligência artificial generativa no setor jurídico
Internet das Coisas (IoT)
Internet das Coisas, também conhecida como Internet das Coisas, refere-se a um conjunto abrangente de sistemas que transferem dados através de uma rede sem a necessidade de recursos humanos ou intervenção. A rede IoT inclui dispositivos de computação interconectados, dispositivos inteligentes, objetos, animais, máquinas mecânicas, produtos digitais e identificadores exclusivos (UID).
O mercado global de IoT foi avaliado em US$ 381 bilhões em 2022 e deve atingir US$ 1,1 trilhão até 2028. (Fonte: Fortune Business Insights)
A IoT, que oferece vantagens significativas às organizações, como aumentar a eficiência dos negócios, estender a sustentabilidade ao longo prazo, economizar tempo e dinheiro e tomar melhores decisões, também torna possível a correção instantânea de erros graças ao seu recurso de rastreamento de ativos.
Grandes dados
A sociedade do século XXI, que coloca a digitalização no centro da vida, continua a criar grandes quantidades de dados. Tudo, desde cada movimento feito online até informações pessoais, está incluído nesta pilha de dados. O conceito de Big Data ganha funcionalidade neste contexto. O Big Data, que corresponde à versão das pilhas de dados que foram classificadas, tornadas significativas e prontas para processamento como resultado da análise, permite que instituições públicas e privadas avaliem os dados da forma mais útil. O big data, considerado uma das formas mais eficientes de acessar informações úteis, é utilizado em diversos setores dentro do interminável fluxo de dados. Saúde, educação, comunicação, indústria e compras estão entre as áreas de negócio onde o uso de Big Data é generalizado.
Computação em nuvem
Existem várias subcategorias de processamento e compartilhamento de dados na computação em nuvem, o que significa a prestação de serviços de tecnologia da informação via internet (nuvem). A computação em nuvem, que permite que todos os serviços, incluindo servidor, banco de dados, armazenamento, rede, aprendizado de máquina, software e análise, sejam entregues online de ponta a ponta, demonstra escalabilidade econômica.
Empresas que adotam computação em nuvem economizam em média 40% nos custos operacionais. (Fonte: Deloitte)
A tecnologia relevante também oferece vantagens significativas para o mundo empresarial em termos de utilização flexível de recursos, inovação, custo, eficiência, desempenho, fiabilidade e segurança.
Segurança Cibernética
No mundo digitalizado, a segurança dos dados está em primeiro lugar. Aplicativos de segurança cibernética também são desenvolvidos para proteger sistemas eletrônicos, redes, computadores, bancos de dados, servidores e dispositivos móveis contra ataques cibernéticos. Segurança cibernética, também chamada de segurança da tecnologia da informação ou segurança da informação eletrônica; É discutido em três categorias principais: segurança de redes, aplicativos e informações.
Além disso, a segurança operacional, a recuperação de dados em situações de desastre, a continuidade dos negócios e o treinamento do usuário final também são compartilhados com os usuários no âmbito da segurança cibernética. Por fim, a sustentabilidade, que significa que um fenômeno ou objeto tem a capacidade de se renovar sempre, anda hoje de mãos dadas com a digitalização. Na verdade, cada desenvolvimento no mundo do software oferece oportunidades únicas às sociedades para a construção sustentável de um mundo sustentável.