Blog

Por que a transformação digital e a sustentabilidade são tão sinérgicas?

Transformação digital e sustentabilidade

Cada vez mais é preciso uma mudança de mentalidade das empresas para se adaptar à digitalização sustentável.

Transformação digital e sustentabilidade andam de mãos dadas

A transformação digital não é uma solução temporária, mas sim uma revolução na forma de trabalhar em todos os níveis. E os resultados são múltiplos: em produtividade e competitividade, claro, sem falar em seu impacto nas mudanças climáticas. Para muitas empresas, essa transformação não se trata apenas de custos, receitas e produtividade, mas também avanços no quesito sustentabilidade.

De fato, a tecnologia permite a criação de processos mais eficientes e que não só alcançam melhores resultados empresariais, mas também ambientais. De acordo com um estudo recente da Accenture, apenas as empresas que estão acelerando sua transformação digital e sustentável sairão mais fortes da crise do COVID-19.

Especificamente, estima-se que as empresas que possuem novas práticas digitais e sustentáveis ​​têm quase três vezes mais chances do que outras de emergir mais fortes após esse período.

Utilizando a otimização de processos de negócios como um recurso chave

Quando se fala em transformação digital, não se faz referência a um processo único e igual para todas as empresas. A transformação digital exige que todos analisem as suas necessidades e optem pelas soluções que oferecem a melhor resposta. Alguns dos mais evidentes são a adaptação ao ambiente online e às plataformas móveis, que permitem trabalhar e contatar com os clientes a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo.

Sob esta perspectiva, a adoção de novas tecnologias é aplicada ao funcionamento interno das empresas dentro de uma estratégia digital, com um objetivo claro: otimizar todos os processos. Para isso, deve basear-se no trabalho em equipe e na comunicação interna, respostas rápidas de todas as partes envolvidas e bom processamento e análise de dados.

O uso da nuvem no contexto da sustentabilidade

Um dos exemplos mais relevantes quando se trata de sustentabilidade e transformação está relacionado ao uso da nuvem. De acordo com o estudo da Accenture, a migração para a nuvem pode levar a uma redução de até 65% no consumo de energia e 84% nas emissões de carbono. E com aplicações sustentáveis ​​essa redução pode chegar até 98%.

A Internet das Coisas (IoT), por sua vez, permite que as empresas tomem decisões muito mais informadas sobre o uso de energia que realizam em cada uma de suas tarefas e melhorem sua eficiência. A digitalização permite também otimizar todo o tipo de recursos e criar cadeias de abastecimento sustentáveis ​​em empresas de todos os setores, bem como cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Nesse contexto, as soluções digitais possibilitam a redução da impressão em papel, esse é o objetivo da empresa chamada “papel zero” . Este é particularmente o caso de ferramentas colaborativas, por exemplo, que permitem criar, revisar e assinar documentos online.

Compartilhar
Artigo Anterior

Tendências em sustentabilidade e digitalização

Próximo Artigo

NFTs e o impacto no mundo jurídico

Artigos Recentes

07

maio

Por que armazenar seus documentos na nuvem?

Armazenar arquivos na nuvem tem muitos benefícios para empresas que lidam com grandes quantidades de dados....

30

abr

Tamanho e tendências do mercado de IA jurídica até 2034

O relatório da Market Research Future intitulado Artificial Intelligence in Law Market oferece uma análise abrangente sobre o crescimento e as tendências do uso de inteligência artificial (IA) no setor jurídico global...

25

abr

O papel do advogado na era da inteligência artificial

Uma das áreas que estão passando por rápidas mudanças devido aos desenvolvimentos da inteligência artificial são os serviços jurídicos profissionais. Há duas dimensões principais da inteligência artificial que preocupam os advogados. A...