Do rascunho à assinatura legalmente compatível, um contrato pode tramitar de forma 100% digital com a automação. Saiba como!
É possível criar, revisar e assinar um contrato de forma totalmente online?
Na verdade, todas as ferramentas já existem e estão reunidas todas as condições para criar um contrato e assinar digitalmente sem que as partes contratantes tenham que se encontrar pessoalmente. Com a automação de documentos, você pode criar, revisar, preparar seus contratos para assinaturas, assinar e armazenar um contrato de forma 100% online. Vamos dar uma olhada nos detalhes.
1. Criando modelos
Com a automação do contrato, sua equipe cria contratos do zero a partir de um formulário com campos padronizados que podem ser criados e pré-atribuídos. Com a ajuda do questionário, você pode configurar e elaborar digitalmente seus contratos com apenas alguns cliques. Também pode ser utilizada uma biblioteca de modelos para gerar contratos que estejam de acordo com a identidade corporativa e as diretrizes de design da sua empresa. Com esses templates, é possível gerar contratos de forma conveniente e segura e, ao mesmo tempo, aplicar os mesmos padrões em toda a empresa ao criar contratos.
2. Revisando o contrato
Além da forma jurídica, os contratos também consistem em vários fatos e números que são estipulados no contrato e podem conter documentos anexos. Isso pode envolver fixar preços, definir designações de produtos, especificar quantidades e prazos de entrega, emitir cláusulas de rescisão e confidencialidade, explicar contratos de responsabilidade e serviços e muito mais.
3. Aprovando o contrato
Nem todo processo de contrato envolve necessariamente as pessoas que negociam um contrato também sendo responsáveis por aprová-lo. Por esse motivo, essa etapa do processo geralmente requer uma transferência perfeita entre as diferentes partes responsáveis. Esta fase é bastante simplificada se todas as partes puderem trabalhar de forma colaborativa em um documento. Com um software de automação, todas as partes envolvidas podem acessar com flexibilidade todo o contrato e o processo de criação do contrato a qualquer momento, em qualquer lugar. Todas as alterações no contrato podem ser rastreadas e atribuídas a indivíduos. Ao final da fase de negociação, é mais fácil expressar concordância com a versão mais recente do contrato usando o software.
4. Assinando o contrato
De uma perspectiva legal, esta etapa do processo é a etapa mais importante para a execução do contrato. Isso porque essa fase é quando os documentos são assinados. A maioria das pessoas nas empresas hoje em dia não assina contratos à mão – as assinaturas digitais há muito se tornaram a norma. A assinatura de contrato é a área do fluxo de trabalho que foi abordada de forma mais abrangente pela nova tecnologia, graças a integração com plataformas de assinatura eletrônica.
Como você pode perceber, a mesma plataforma permite que advogados e colegas de trabalho criem, negociem, revisem, editem, aprovem e assinem seus documentos e contratos rapidamente. Isso, sem dúvidas, possibilita custos mais baixos, maior eficiência, maior agilidade e menos riscos de conformidade.
Com a ajuda da automação, é possível elevar rapidamente a criação e todo o processo que envolve o contrato de todos os departamentos da sua organização para um novo nível. Conheça hoje mesmo a solução aDoc, agende uma demonstração.