Contratos são documentos assinados entre as partes sobre vários assuntos. O objetivo principal do contrato, legalmente, é a garantia mútua de duas partes entre si. Assim, em caso de qualquer litígio, o contrato servirá como prova. Os contratos são geralmente assinados para fins comerciais.
Em suma, o contrato deve ser elaborado profissionalmente e obedecer às normas legais. Neste sentido, um contrato não deve ser preparado de forma amadora. Na verdade, os contratos são geralmente elaborados num formulário padrão. Especialmente se um contrato juridicamente importante for assinado, você definitivamente deve prepará-lo profissionalmente. Veja nossas dicas para preparar e revisar contratos.
Preparação de contratos
Os contratos são documentos que devem ser redigidos por escrito. Portanto, deve haver duas partes envolvidas que firmam uma obrigação legal e requer aprovação mútua. No contrato está garantido que uma ação será realizada. Em outras palavras, esta ação é um pagamento ou entrega de bens ou serviços. Então, como preparar um contrato?
O que é necessário para que um contrato seja válido:
Deve haver consentimento mútuo
O contrato deve perseguir um propósito comum entre as partes. Isso pode envolver a entrega de um serviço ou a entrega de um bem. Neste caso, a aprovação mútua e o entendimento comum são partes integrantes de um acordo:
Questões de oferta e aceitação
As partes devem estipular claramente o objeto do acordo. Deve haver elementos de oferta de um lado e elementos de aceitação do outro. Estes são determinados por várias condições.
Assuntos que devem ser incluídos em um contrato
Os contratos geralmente são criados em um formulário padrão. Na verdade, os tipos de contratos de instituições públicas ou empresas que prestam serviços corporativos são geralmente determinados de acordo com um determinado formato.
Quer o contrato seja padronizado ou em situação diferente, geralmente há elementos que devem estar presentes. Esses elementos são;
- Título do contrato: O contrato que você vai assinar deve ter um título. Assim, a intenção do contrato será revelada em primeiro lugar.
- Data do contrato: A data de assinatura do contrato é registada por escrito. Você também especifica o período de validade no conteúdo do contrato.
- Nomes das partes: As partes do contrato são geralmente duas pessoas. Este é determinado como o comprador e o devedor, ou a parte que espera que o trabalho seja realizado e a parte que o realiza. Às vezes, pode até haver um contrato entre instituições e não entre indivíduos. Neste caso, os nomes das instituições devem ser claramente indicados.
- Assunto do contrato: O assunto sobre o qual o contrato é assinado é resumido brevemente. Antes de serem detalhadas as obrigações das partes, a situação objeto do contrato é brevemente exposta.
- Direitos e obrigações das partes: O contrato pode ser uma questão de prestação de serviços ou pode ser assinado um contrato financeiro. Por exemplo, na construção de um edifício é necessário assinar um contrato. Aqui, as partes são determinadas como empregador e contratante. Neste caso, os direitos e obrigações das partes são claramente expressos e qualquer situação é apresentada de uma forma que não deixa dúvidas. Estes direitos e obrigações são claramente declarados por escrito.
- Sanções e cláusulas penais por incumprimento do contrato: Esta questão ocupa um lugar importante no contrato. Em caso de incumprimento do contrato, as consequências legais e outras estão claramente indicadas no contrato.
- Garantias a prestar pelas partes em contrapartida das obrigações constantes do contrato: Se ultrapassarmos a construção anterior, neste caso, será cobrada uma taxa de garantia final de 6 por cento do preço do contrato, que será condição para a conclusão da obra, será depositado.
- Os nomes e sobrenomes das partes devem constar no final do contrato: Aqui, as partes devem indicar claramente os seus nomes e apelidos e assinar na parte que lhes foi atribuída no final do contrato.
- O contrato deve ser elaborado em três vias. O documento deve ser redigido em pelo menos duas vias idênticas para as partes envolvidas no processo de contratação.
Quais são os tipos de contrato?
Os contratos são divididos em tipos de acordo com uma finalidade específica. Os tipos de contrato são;
Contrato de venda
É a forma mais comum de contrato. Inclui as disposições relativas à transferência de bens móveis ou imóveis do vendedor para o comprador. Os termos são claramente indicados. O valor das mercadorias em questão está incluído no contrato.
Contrato de arrendamento
É assinado entre o senhorio ou inquilino. As condições de aluguer da casa, condições de depósito e outras questões são claramente indicadas e assinadas pelas partes.
Contrato de serviço
Como o nome sugere, um serviço é contratado. Geralmente, esses contratos abrangem diversas linhas de serviços, como serviços de limpeza, serviços de segurança, serviços de manutenção e reparos.
Além desses contratos, existem muitos contratos assinados na vida empresarial, como contratos de comercialização de concessão, contratos de crédito, contratos de condições de garantia, contratos de concessionário individual e contratos de factoring.
Como otimizar a preparação e revisão de contratos
Gerenciar contratos manualmente pode ser um processo demorado e propenso a falhas. Utilizar um software de gestão de contratos otimiza esse processo, garantindo que todos os documentos estejam organizados, com fácil acesso e rastreamento. Com ferramentas específicas, você pode gerenciar prazos, notificações e revisar contratos com maior eficiência e segurança.
Agende uma demonstração com a Adoc e descubra como nosso software de gestão de contratos pode facilitar o seu processo.