Blog

Trabalho remoto: estatísticas e insights para 2022

Seja qual for o setor que você atua, aqui estão algumas estatísticas interessantes que abordam os principais aspectos do trabalho remoto como o aumento da produtividade e a preferência dos colaboradores por...
Veja aqui estatísticas interessantes sobre o trabalho remoto

Seja qual for o setor que você atua, aqui estão algumas estatísticas interessantes que abordam os principais aspectos do trabalho remoto como o aumento da produtividade e a preferência dos colaboradores por essa modalidade de trabalho.

78% dos CEOs têm uma opinião positiva em relação ao trabalho remoto

De acordo com uma pesquisa da Flexjobs, realizada com com 669 CEOs, 78% compartilham da opinião de que o trabalho remoto deveria ser considerado uma estratégia de negócios em longo prazo.

Para os líderes empresariais, o trabalho remoto ajuda a reduzir custos e também permite que as empresas distribuam grandes forças de trabalho sem alocar fundos para a criação de grandes espaços em escritório. Esses fatores oferecem uma visão positiva aos CEOs da maioria das empresas.

99% gostariam de trabalhar remotamente por toda a vida

Uma pesquisa da companhia Buffer aponta que 99% dos profissionais que tiveram a oportunidade de experimentar o trabalho remoto gostariam de mantê-lo por toda a vida nessa modalidade.

As pessoas têm apreciado cada vez mais a liberdade e o equilíbrio entre trabalho e vida ao longo dos anos. Em vista disso, se tiverem a oportunidade de trabalhar em casa, mesmo em meio período, não perderiam a oportunidade.

A maioria dos colaboradores remotos pertencem aos setores de Saúde, Tecnologia e Serviços Financeiros

Segundo a Owl Labs, os principais setores do mercado que adotam o trabalho remoto são Saúde [3%], Tecnologia [15%] e de Serviços Financeiros [10%].

Essas indústrias aproveitam o poder da tecnologia e aspectos de marketing digital como web design, criação de conteúdo e desenvolvimento web. O serviço de saúde domina outras indústrias aqui.


73% das empresas devem ter departamentos com funcionários remotos até 2028

A Upwork aponta que 73% de todos os departamentos tenham colaboradores trabalhando remotamente ou ainda contratados autônomos até 2028.

Esse número aponta o aumento nas oportunidades de trabalho mais flexíveis e significa que a modalidade se tornará presente nos mais diferentes setores.

61% dos trabalhadores aceitariam cortes salariais em troca do trabalho remoto

Conforme uma recente pesquisa da GoodHire, 61% dos entrevistados da pesquisa estariam dispostos a aceitar um corte salarial para manter o status de trabalho remoto.

Setenta por cento dos entrevistados também revelaram que perderiam benefícios como seguro de saúde, folgas pagas e contas de aposentadoria para continuar trabalhando remotamente.

Os colaboradores discutem menos temas não relacionados ao trabalho

Uma pesquisa da Airtasker realizada em 2020 revelou que os colaboradores que trabalhavam em casa passavam até 30 minutos a menos discutindo tópicos que não eram relacionados ao trabalho.

Isso significa que os colaboradores em modalidade de trabalho remoto relatam menos distrações de seus colegas de trabalho. Vários estudos nos últimos meses mostram que a produtividade trabalhando remotamente em casa é melhor do que trabalhar em um ambiente de escritório. Em média, quem trabalha em casa gasta 10 minutos a menos por dia sendo improdutivo.

O desempenho pode aumentar até 13% trabalhando em casa

Um estudo da Standford com 16.000 trabalhadores ao longo de 9 meses descobriu que trabalhar em casa aumenta a produtividade em 13%.

Este aumento no desempenho é atribuído a um ambiente de trabalho mais tranquilo e ao fato de que os colaboradores trabalham mais minutos por turno devido a menos pausas.

83% dos colaboradores consideram que o trabalho híbrido será um modelo ideal no futuro

Uma recente pesquisa da Accenture sobre o trabalho futuro destaca que 83% de 9.000 trabalhadores consideram crucial um modelo de trabalho híbrido.

Conforme o relatório, longos deslocamentos diários e horas de trabalho mais longas são a razão para a preferência pelo trabalho híbrido pela maior parte dos entrevistados.

72% dos funcionários querem continuar trabalhando em casa, mesmo que possam voltar ao escritório

Segundo a Apollotechnical.com, 72% dos funcionários e empresários entrevistados em sua pesquisa disseram que querem trabalhar em casa pelo menos dois dias por semana.

Essa opinião prevalece mesmo que as empresas voltem a operar com segurança e que possam voltar ao escritório em tempo integral.

O trabalho remoto reduzirá as milhas de deslocamento em 70 a 140 bilhões

De acordo com um relatório de pesquisa da KPMG, com cerca de 13 a 27 milhões de pessoas trabalhando em casa, o deslocamento por quilômetros poderá ser reduzido em 70 a 140 bilhões anualmente até 2025.

Ao não precisar se deslocar, os colaboradores economizam esse tempo ao trabalhar em casa e, inclusive, podem iniciar sua jornada de trabalho mais cedo.

Nesta mesma lógica, a pesquisa da Airtasker relata que, em média, um trabalhador economiza 8,5 horas semanais de tempo livre por não se deslocar para o trabalho. No final de um ano, isso pode somar 408 horas. Interessante, não?


E você? O que acha do trabalho remoto? Quais os benefícios você considera mais relevantes nesta modalidade? Compartilhe conosco nos comentários a sua opinião. Gostaríamos de saber também quais os principais desafios para você no trabalho remoto.

Compartilhar
Artigo Anterior

NFTs e o impacto no mundo jurídico

Próximo Artigo

Entendendo a computação em nuvem

Artigos Recentes

04

dez

Negociação: como o software de gestão de contratos facilita acordos

Transforme suas negociações contratuais com softwares de gestão, que oferecem revisão colaborativa, rastreamento de alterações e compartilhamento seguro, melhorando a agilidade, a segurança e a transparência no processo....

30

nov

Como a inteligência artificial é utilizada na revisão de contratos?

A revisão de contratos apoiada por inteligência artificial pode identificar condições fora do padrão e riscos de negócios e ajudar as empresas a tomarem decisões mais informadas sobre seus contratos e economize...

29

nov

Gestão de contratos: as melhores práticas para contratos empresariais

A gestão eficaz de contratos empresariais exige atenção a detalhes, conformidade legal e controle de prazos. Adotar boas práticas, como organização digital e revisão constante, evita riscos e otimiza o processo. Veja...