BLOG

Como reduzir a linha do tempo do contrato

Você ainda leva em média 30 dias para fechar um contrato?

Quanto tempo você leva em média para redigir e assinar um contrato? Sabemos que criar contratos requer processos coordenados para cada documento em todas as fases. Aqui está a melhor estratégia para você acelerar essa linha do tempo.

Da criação à assinatura de contratos: quanto tempo você leva para fechar um contrato?

Como profissional de qualquer setor que lida com contratos, os advogados desejam passar rapidamente por cada etapa, aproveitando o melhor tempo para criação e a assinatura e evitando erros no processo. Entretanto, o tempo médio de ciclo de um contrato, segundo um levantamento da Aberdeen Group, é de 47 dias quando o processo é manual. Não é incomum que os advogados passem horas inserindo informações em um contrato. Ou enviando emails e revisando diversas versões de um mesmo documento.

Dependendo da linha do tempo, sua equipe também pode passar semanas organizando todas as partes, negociando termos, considerando todas as edições e revisões planejadas para cada documento e, finalmente, aprovando o contrato. O tempo perdido ainda é ampliado se você gastar muito tempo localizando as partes certas para assinar cada contrato. Por essas e outras razões, não é incomum que 45% das empresas dizem que assinar um contrato pode levar mais de uma semana [IACCM]. Outro estudo da IACCM aponta que acordos de média complexidade podem levar entre sete a 10 semanas para aprovação.

60-80% das transações B2B são gerenciadas por contratos (Gartner), com a empresa média gerenciando 20.000 a 40.000 contratos (PwC). Isso revela que até as equipes jurídicas e de vendas mais rápidas ficam atoladas nas negociações de contratos.

Mas as ferramentas de automação de contrato podem reduzir essa linha de tempo e facilitar sua conclusão. Saiba como!

Como e por que criar e assinar contratos de forma ágil

A resposta para esses atrasos é otimizar seus processos com automação de contratos de ponta a ponta. Isso significa uma solução que ajuda a criar e integrar fluxos de trabalho desde a criação até os recursos de assinaturas.

Como a automação de documentos costuma acontecer

Como mencionado anteriormente, os advogados costumam passar horas inserindo informações em um contrato. Ou enviando e-mails e revisando diversas versões de um mesmo documento. Depois da revisão, o documento é enviado ao cliente, que responderá com suas questões. Neste momento, a versão errada pode ser encaminhada ou realizadas alterações em um documento sem qualquer rastreamento. Esse processo é lento e propenso a erros. Então, quando finalmente há acordo sobre a versão final, ocorrem atrasos.

Sem contar, que o método tradicional de execução de contratos exige a impressão e cópia do contrato, enviando-o por correio e aguardando a outra parte assinar e enviá-lo de volta. Além de caro e demorado, também cria muito papel que sua empresa precisa armazenar e acompanhar.

A boa notícia: As ferramentas de automação de contrato podem remover essas tarefas da sua mesa ou facilitar sua conclusão. A automação de tarefas repetitivas ajuda todos os profissionais a gastar mais tempo cognitivo trabalhando em tarefas de alto valor. Portanto, existe um grande desafio quando se trata de criar, compartilhar e assinar contratos em um fluxo desestruturado. Mas o sistema de automação de contratos é a ferramenta poderosa capaz de elaborar documentos e contratos rapidamente, integrar assinaturas eletrônicas e, por conseguinte, armazenar documentos.

Então, como você utiliza a automação para reduzir essa linha do tempo de seu contrato? Primeiro, você mantém as suas equipes na mesma página, visto que o software de automação de contratos ajuda você a combinar a criação com ferramentas de colaboração que aumentam a eficiência em toda a sua operação em um ambiente digital controlado.

Segundo, você colabora com toda a sua equipe. Da mesma forma, você pode colaborar com equipes externas e acabar com o vaivém habitual de seus documentos jurídicos. Por fim, você gastará menos tempo elaborando seus contratos e os fará corretamente.

Então, pronto para fechar contratos mais rápidos? Estamos prontos para mostrar para você como abandonar a forma manual de redigir seus contratos. Não hesite em agendar uma demonstração.

Você também pode gostar

5 dicas essenciais para escolher o software de automação de documentos

5 dicas para escolher o seu software de automação de documentos?

Veja aqui as principais questões relacionadas a automação de documentos

5 dúvidas comuns sobre a automação de documentos

A automação de documentos como aliada para empresas eficientes

Como automatizar documentos e fluxos de trabalho de RH

Automação de documentos: vantagens e casos de uso

Como a automação de documentos é a chave para a transformação digital

Automação avançada de documentos: o processo natural de transformação digital

Veja aqui como automatizar seus contratos de compras

Como automatizar seus contratos de compras

Automação de documentos bancos e instituições financeiras

Como as equipes de bancos e finanças podem aproveitar a automação de documentos?

Automação de documentos para escolas e instituições de ensino

Como as instituições de ensino podem aproveitar a automação de documentos

Plataforma de mediação online para empresas- como funciona?

Descubra 10 recursos gestão de contratos

10 recursos do software de gestão de contratos para a sua gestão

Veja a solução para automatizar a revisão de contratos

Processo de revisão de contratos – como automatizar?

O que é mediação online?

As etapas do ciclo de vida dos contratos 

Tudo sobre o processo de gestão de contratos

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Processos De Gestão De Contratos

Ciclo de vida dos contratos - veja aqui

O que é gestão do ciclo de vida do contrato?

Quer saber mais sobre os benefícios que a aDoc pode levar ao seu negócio?